domingo, 24 de fevereiro de 2019

O Taianews apresenta.....

  Entrevista com Marcos do Family Cirkus








 "Eu sou apaixonado pelo palco, você vê isso como trabalho, é um trabalho pois é remunerado, mas não estamos no palco por isso, estamos porque gostamos,o palco para nós é descanso, nos divertimos nele."


Nome: Marcos Martins
Empresa: Family Cirkus
Função: Empresário, palhaço,malabarista...









1) Quando você entrou para o circo?
Marcos: Quando eu tinha 10 ou 11 anos passou um circo na minha cidade, eu fui trabalhar nele vendendo batata e me chamaram para ir embora com eles, eu perguntei a minha mãe mais ela disse: Você está louco? não fui, porém logo após ela faleceu. Passou um outro circo, como minha mãe já não estava comigo e meu pai bebia e não me dava bem com ele, eu fui para o circo com uma sacolinha de roupa.

2) Como foi seus primeiros anos no circo?
Marcos: Os primeiros 3 á 4 anos eu ganhava por volta de R$100,00 reais a semana, um dia dormia na casa de alguém, as vezes debaixo do palco outras na cama elástica.Foram os 4 anos da minha vida que fiquei travado, era legal, era um circo grande tinha muito moleque então jogávamos bola todos os dias,íamos comer lanche juntos ás vezes, pois o que ganhava mal dava para comprar o lanche, comprava o sabão de lavar roupa. Até que comecei a namorar,casei e sai do circo, tive minha 1ªfilha, decidi voltar para o circo, mais já fazia mais coisas e ganhava um pouco melhor,separei da minha esposa e depois conheci a Talita.

3) Como conheceu a Talita?
Marcos: Conheci ela no circo, eu trabalha no circo do tio dela, e ela ia ao circo nos finais de semana, quando ela terminou os estudos, começamos a ficar e em duas semanas fomos morar juntos, e ela entrou para o circo. Junto com a Talita começamos a buscar mais coisas. Temos 2 filhos, o Lucas,8 anos e o Luan,4. que fazem apresentações conosco.

4) Muitas pessoas demoram para achar sua vocação, quando você chegou a conclusão de que o circo era a sua?
Marcos: Uma vez eu vi um cara ensinando uma macaquinha e ela veio na minha direção e ele disse: entra na frente dela, para não correr; mas a macaquinha abriu os braços e saiu correndo, eu comecei a correr e ela correu atrás de mim, aquele dia eu me imaginei trabalhando no circo.Esse cara montou um circo e depois de 5 meses fui trabalhar com ele e fiquei 10 anos.

5) Como foi esses 10 anos?
Marcos: Foi onde surgiu as oportunidades, eu cresci junto com o circo, não era artista, mais virei palhaço, malabarista, trapezista, fazia tudo no circo e virei o braço direito dele, a casa dele era a nossa casa,eu tinha carta branca no circo.

6) Como começou o Family Cirkus?
Marcos: O circo pegou rumo ao norte então seria difícil acompanha-lo, e decidimos abrir o nosso. Mas foi de lá que conseguimos o dinheiro da entrada da lona e o nosso ônibus.Nós passamos por muita luta,  para  montar,criar e deixar organizado. Estamos fazendo quase um ano e as dívidas só aumentam, e precisamos de uma lona nova. Nem tudo é bonito, mas é o que nós temos.

7)Quantas pessoas trabalham no circo?E como faz as contratações?
Marcos: São 12 pessoas e temos que fazer de tudo, preciso tomar cuidado para contratação, somos mais família, temos crianças, e para acompanhar o circo é difícil, e contratar família é caro. Enquanto eu não me estabilizar não posso contratar.

8)Como vocês transportam o circo? E onde vocês cozinham, dormem?
Marcos: O circo todo vai em dois ônibus e uma carretinha que fecha, o palco é a carretinha e temos 2 ônibus moradia, um fica minha família e outro a família do meu primo.  Nos outros dois ônibus fica um casal e o motociclista.

9)Como é feita a propaganda do circo?
Marcos: A 1ª propaganda é o circo ele tem que aparecer, e fazemos panfletos,cartazes,anúncios no facebook e temos 1 carro propaganda. Levamos panfletos de descontos nas escolas e comércios. Ás vezes fazemos impulsionamento no facebook e colocamos endereço nos panfletos mais nem sempre temos condições. Teve uma vez que fui levar panfletos de desconto numa escola e disseram que só entregariam aos alunos se fizéssemos uma apresentação de graça, qualquer outro ia dizer que de graça não trabalha, eu não conseguiria levar as crianças para o circo, pois se eu abro eu pago, então eu e minha família fomos a escola e fizemos duas apresentações, uma de manhã e outra a tarde.

10) O que fazem quando chove?
Marcos:Aqui em Taiaçupeba não tem como fazer a valeta, trabalhamos normal, quando estamos num terreno que é terra, fazemos uma valeta em volta do circo a água cai em volta e vai embora,as pessoas vão pisar no barro, pinga em volta do mastro mais não tem como fechar. O problema do circo é vento, só cai se Deus falar que vai cair, mais o circo já pegou um tornado e tudo que estava em volta do circo caiu, e ele ficou.

11)Coincidiu de ter um circo em Mogi das Cruzes também, você acha que isso diminui o público de vocês?
Marcos: Não somos concorrentes, o circo Tihany não trabalha com apresentação infantil e o ingresso dele o mais barato deve ser uns R$50,00 reais, ninguém de Mogi vai vir para cá e daqui um ou outro vai para lá.

12) Quais as documentações que o Circo precisa ter?
Marcos: Precisamos pagar taxa de vistoria,protocolo, alvará e depois que estreio pago ISS (taxa por cada ingresso vendido), em Mogi foi a 1ª cidade que me pediram para apresentar o borderô, que me deram a oportunidade de fazer uma apresentação justa. Para tentar quebrar a taxa da prefeitura fui no Fundo Social, tentar fazer um acordo com eles, aqui em Mogi não consegui nada pois tem muitas secretarias e repartições. O Fundo Social nem me ajudou com indicações, então fiquei preocupado de chegar sexta e não ter toda documentação, Graças a Deus consegui sem fazer nada para ninguém e sem ficar devendo.

13) O Circo no momento está na SAT, vocês pagam pelo espaço?
Marcos: Entramos em parceria não estou pagando nada, nem luz e nem aguá e quando precisarem de um espetáculo trarei minha família para realizar. Se eu tivesse que pagar não me sobraria nada. Você olha e vê o circo meio cheio, vamos calcular umas 100 pessoas, num domingo a noite que nem choveu, então vamos chutar que tiro uns R$1.000,00 reais por espetáculo, e você pensa nossa como ele ganha, só que você não vê que pago funcionários, pago manutenção,pago ISS, carro de som e demais despesas. Dependendo do lugar também pago luz, água e aluguel.

14) O Circo veio no meio do mês, não seria mais vantajoso se viesse no início?
Marcos: Em alguma data, temos que estar em algum lugar,aqui não aguenta o mês, essa semana não foi boa, então a tendência é ser igual ou cair, aí temos que ir embora

15)Acontece de um artista querer fazer o número do outro?
Marcos: Não, os artistas somos nós, a família. Eu dou oportunidades que demorei mais de 6 anos para aprender, então um buscar o espaço do outro não, pelo contrário temos espaços para mais coisas ainda.

16)Como tiveram a ideia de trazer personagens?
Marcos: Na verdade se não trazer, as pessoas não vem assistir, pois a concorrência é muito grande,se hoje você perguntar para 10 crianças você quer ir no circo,no shopping ou quer um jogo de videogame?1 das 10 crianças escolherá o circo, isso porque você perguntou, ela não vê o circo como opção. Quando entrei no circo em 96, o circo tinha um cercado de 2 metros de altura e seguranças, o povo pulava para entrar, hoje posso deixar aberto que não lota. Então precisamos dos personagens para atingir os pais, pois se o filho gosta da Luna, os pais irá levá-lo para ver. E por mais simples que seja, provamos que nosso circo não é só para criança afinal temos palhaços, malabarista, globo da morte e outros números.

17)Seus filhos trabalham no circo também, quando que eles começaram?
Marcos: O menor o Luan, nós íamos trabalhar e eu colocava o carrinho dele perto, e do nada ele se soltou,saiu do carrinho e foi na direção do palco, ele subiu no palco com 1 ano e meio e começou a me imitar, depois disso toda vez que podia eu levava ele. O Lucas até os 6 anos ele não entrava no circo, ficamos preocupados de ter que sair do circo, um dia estávamos discutindo o que fazer e ele escutou e ele veio e disse: Pai,vamos montar nosso circo, no dia seguinte ele estava em uma madeirinha pendurado sozinho, após 3 meses ele estava bom.Ele é nosso diretor artístico, quando a Talita sai do script ou quando ela enrola ele fica bravo. Ele tem costume de sair da apresentação dele e vir assistir a nossa. Meus filhos gostam do que fazem, eles não trabalham, eles se divertem. O filho do jogador de futebol quando crescer vai querer ser o que? Se ele vai para uma escolinha de futebol ele está trabalhando? Não.

18) Como é feito com a escola?
Marcos: Levamos as crianças para a escola mais próxima, chegamos aqui e não tinha vaga para o Luan e  tinha fila de espera, porém a lei ampara, entramos na sala, se não tiver cadeira nós levamos de casa.Tem escola que é mais atrasada e outra mais adiantada, mais a mãe ajuda em casa. Toda escola que vamos pegamos livros, tiramos xerox de trabalhos para eles chegarem o mais próximo do ensino que está tendo. O Lucas está no 3ºano, apesar das indas e vindas ele está lendo e escrevendo bem. E temos contatos com professores também.

19) Vocês mudam de uma apresentação para outra?
Marcos: Algumas coisas, os números é o que temos, mudamos entrada dos palhaços, tem vezes que faço o número da filmagem, e eles fizeram um teatro, tem vezes que faço a banda e também temos apresentação com aguá, fora isso temos outras apresentações faladas e outros personagens. Eu precisava mudar o show infantil, para tentar trazer o mesmo público, porém a moça que faz a frozen que também faz um número de altura e tira fotos, se machucou, tirando foto ela tropeçou e caiu em cima do braço.

20) Qual o diferencial do Family Cirkus para os outros circos?
Marcos: Temos um valor acessível, atingimos todos os públicos, e uma coisa que você não vê nos outros circos é a atenção que damos, no final nós ficamos em frente ao circo para nos despedir e tiramos fotos com o publico.



  Gostaria de agradecer pelo carinho, atenção e simpatia com que fui recebida pelo Marcos e pela Family Cirkus, que Jesus os abençoe e que vocês prosperem sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário